quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Utilidades dos Animais
Leite - Mel - Trabalho Pesado - Lã

Assim como as pessoas, os animais também são importantes para a vida do homem, pois tem suas utilidades.

O cavalo e o burro servem para ajudar o homem do campo, em tarefas pesadas, como puxar carroças e arados, além de servir como meio de transporte de pessoas e mercadorias. O boi também tem essa função, e ainda fornece sua carne para nossa alimentação. A vaca ainda nos fornece o leite, que além de nos alimentar pode ser transformado em queijos, manteigas e requeijões.

Dos carneiros e das ovelhas podemos retirar a lã, que após passar por um processo de industrialização é transformado em novelos, próprios para serem utilizados.

O frango e a galinha nos são úteis para a alimentação, através de sua carne e dos ovos postos pela fêmea.

Embora o porco seja um animal considerado nojento, pois vive no chiqueiro e come lavagens, sua carne é muito saborosa.

A abelha é um animal muito útil e importante, pois produz o mel, muito utilizado para combater gripes e resfriados. O mel é considerado um antibiótico natural.

Um dos animais mais importantes para o homem é o bicho-da-seda, uma larva que produz os fios naturais para a produção da seda (tecido), que tem a utilidade de proteger seus filhotes.


Bicho-da-seda

Porém, alguns animais podem nos fazer mal e nos prejudicar. Esses animais são chamados de animais nocivos.

Os gafanhotos, por exemplo, podem destruir uma plantação em poucas horas, prejudicando o trabalho do agricultor, o homem do campo.

As moscas podem nos transmitir doenças e por isso devemos manter os alimentos tampados, evitando que assentem nos mesmos. Ela também pode por ovos em feridas e machucados abertos causando uma doença chamada berne.

Os ratos também podem prejudicar nossa saúde, pois possuem várias doenças que podem ser passadas para os homens, como a leptospirose que pode ser transmitida através da urina, a hantavirose que causa febres altas, dores musculares e dificuldade para respirar, além de outras.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Avaliação

6.0

Participação: 1 Comentário

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui

    Assuntos Relacionados

    Últimas Matérias

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário